10 Práticas Para Alavancar A Economia Circular Na Sua Empresa

Cada vez mais os líderes de grandes empresas estão percebendo o valor das estratégias de economia circular. Como exemplos podemos citar Adidas, Nike, Coca-Cola, P&G, Phillips, HP e Unilever. Essas empresas já perceberam que a economia circular é uma estratégia que agrega valor a marca e gera impactos positivos para a sociedade.

Essas empresas também perceberam que os benefícios dessa estratégia são maiores quando é aplicada na inovação de produtos e modelos de negócios. E isso é simples de entender. Assim como em investimentos, quanto maior o risco, maior o retorno sobre o investimento. Além disso, quando se fala em no design de produtos circulares, maiores são as oportunidades de melhorias (algo em torno de 80%).

Mas a questão é: como colocar em prática a economia circular?

A partir de uma pesquisa realizada pelo World Business Council for Sustainable Development e BCG, foi possível identificar práticas comuns em empresas líderes que estão inovando em circularidade. E mais, essas empresas estão usufruindo dos benefícios dessas estratégias e gerando valor para a sociedade.

Em suma, foi observado que as iniciativas bem sucedidas em economia circular envolvem a colaboração de vários stakeholders ao longo da cadeia de valor – algo que também foi observado no estudo que participamos em conjunto com a Universidade de São Paulo e a CNI.

Embora cada indústria e setor tenha seus desafios específicos, as 10 recomendações a seguir servem para qualquer empresa interessada em colocar em prática a economia circular.

Autor: Diego Iritani

Fonte: https://upcyclebrasil.com.br/10-praticas-para-alavancar-a-economia-circular-na-sua-empresa/